Notícias

Morre o bispo Pedro Casaldáliga, referência na luta pelos direitos humanos e contra a ditadura brasileira

O catalão tinha 92 anos e havia sido hospitalizado por problemas respiratórios em estado de saúde “muito sério”. O ‘Bispo do Povo’ se instalou no Brasil desde 1968 e trabalha pelos direitos dos camponeses sem terra e indígenas.

Para seus admiradores, ele era o bispo da cidade. Para seus inimigos, o bispo vermelho. Ninguém ficou indiferente à figura de Pedro Casaldáliga, bispo emérito da diocese de São Félix do Araguaia, onde dedicou sua vida na luta pelos direitos dos camponeses e povos indígenas da Amazônia brasileira. O líder religioso morreu às 9h40 deste sábado, 8 de agosto, na cidade de Batatais (no interior do Estado de São Paulo), depois de ser hospitalizado por problemas respiratórios. Ele tinha 92 anos e teve a doença de Parkinson por alguns anos, pelos quais viveu isolado no Mato Grosso. Suas aparições públicas eram cada vez mais raras devido a dificuldades crescentes na fala e coordenação motora. “O teste para o covid-19 deu negativo”, disse na ocasião em que foi internado a mensagem publicada no site das associações de Araguaia com o Bispo Casaldáliga e a ANSA.

Leia mais...

Nota Potiguar retoma sorteios e aumenta prêmios para usuários

A campanha vai aumentar a quantidade mensal de ganhadores de prêmios em dinheiro, passando de seis para 45 contemplados. Mais instituições beneficentes do estado receberão recursos

Após quatro meses de suspensão devido ao cancelamento da loteria federal no período agudo da pandemia do coronavírus, a campanha Nota Potiguar retoma a partir deste mês os sorteios de prêmios em dinheiro entre os 252 mil participantes da campanha. E a volta traz novidades para os usuários, a principal delas é o aumento da quantidade de pessoas que serão premiadas a cada sorteio, passando de seis para 45, com premiações regionais para garantir que usuários de todas as regiões tenham chances de receber os recursos assim como as instituições filantrópicas escolhidas pelos ganhadores. Até agora, o Governo já repassou um total superior a R$ 2,7 milhões através da campanha.

Leia mais...

Em "Carta ao Povo de Deus", 152 bispos criticam "incapacidade" de Jair Bolsonaro

Há duas semanas, dois bispos escutados pela reportagem do Brasil de Fato falaram sobre a existência de uma articulação entre os integrantes da ala progressista da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) visando a criação de uma frente para que a entidade tenha “influência” no debate contra o governo de Jair Bolsonaro. 

Hoje, 152 bispos, arcebispos e bispos eméritos brasileiros divulgaram um documento denominado Carta ao Povo de Deus, no qual fazem duras críticas ao capitão reformado, principalmente diante da pandemia de covid-19, e ao bolsonarismo. "Analisando o cenário político, sem paixões, percebemos claramente a incapacidade e inabilidade do Governo Federal em enfrentar essas crises", afirmam no documento.

Leia mais...

Dioceses divulgam orientações para reabertura das Igrejas

O arcebispo metropolitano de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha; o bispo da Diocese de Mossoró, Dom Mariano Manzana, e o bispo da Diocese de Caicó, Dom Antônio Carlos Cruz, publicaram um decreto, nesta segunda-feira, 27 de julho, sobre a reabertura dos templos da Igreja Católica, no Rio Grande do Norte. Junto com o decreto, os bispos da Província Eclesiástica de Natal, também publicaram um conjunto de orientações para os padres e fiéis, acerca da volta às celebrações presenciais.

Leia mais...

Mais Artigos...

Linhas de Atuação

Contato

Av. Floriano Peixoto,674 - Tirol Natal/RN - Brasil - 59.020-500

+ 55 84 3615 2800 | 99628-3839

sar@sarrn.org.br