Nota de repúdio à intervenção no IFRN

O SERVIÇO DE ASSISTÊNCIA RURAL E URBANO-SAR vem a público repudiar veementemente a intervenção realizada pelo MEC no IFRN, ao se negar a fazer a nomeação dos Reitores eleitos por suas Comunidades Acadêmicas, respectivamente, os Professores José Arnóbio de Araújo e Maurício Gariba Júnior.

A atitude arbitrária, autoritária e, portanto desrespeitosa do MEC em relação a todo um processo eleitoral do IFRN, não somente fere a Democracia, mas confirma a existência de um estado ditatorial, instituído já no golpe jurídico parlamentar de 2016 que vem se alastrando e se aprofundando por todo o Brasil.

O argumento levantado para tal intervenção é uma sindicância contra o Reitor Eleito, Professor José Arnóbio, motivada por uma denúncia infundada por um pusilânime que usou de má fé, por ocasião da realização do 11º ENCONTRO NACIONAL DE FÉ E POLÍTICA, no IFRN, em julho passado, quando ali reunimos de todo o Brasil mais de 800 lideranças do Movimento, entre religiosos(as) de várias Igrejas, movimentos sociais, representantes das Escolas de Fé e Política, entre outros.

Aproveitamos para esclarecer de público que tal encontro foi de responsabilidade do Movimento Nacional de Fé e Politica e do Serviço de Assistência Rural e Urbano-SAR que, em conjunto, coordenamos todo o evento.

Assumimos, pois total responsabilidade, se este é o vil argumento utilizado para não empossar a Reitoria eleita, eximindo o Professor Arnóbio de qualquer responsabilidade em relação ao Encontro, pois ele apenas nos cedeu o espaço, que entendemos ser público, construído e mantido com recursos públicos para a formação intelectual, como espaço de debate, reflexão, estudo e busca de alternativas que visem a construção da cidadania, inclusive a manutenção do estado de direito e da democracia, ultimamente e comumente nestes “novos tempos” tão feridos de morte.

Queremos reafirmar nosso compromisso com a verdade, a nossa luta pela manutenção da democracia e da justiça, exigindo, com espírito republicano, urgência nos trâmites para o empossamento da Reitoria eleita, respeitando-se o processo eleitoral e de acordo com a legislação em vigor.

Diác. Francisco Adilson da Silva
Coordenador Executivo do Serviço de Assistência Rural e Urbano-SAR