Nota do Movimento Católico Global pelo Clima sobre a MP 910/2019

Na exibição da celebração de cinco anos da Encíclica Laudato Si do Papa Francisco, realizada no Congresso Nacional a Medida Provisória 910, sobre a Regularização Fundiária de Ocupações Incidentes em Terrenos Situados em Áreas da União ou Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária.

Se aprovada, essa Medida Provisória irá anular ocupações irregulares de terras, principalmente pela prática de desmatamento, fragilizando a legislação atual que já foi insuficiente na proteção da floresta e de seus povos. Além de envolver como leis ambientais, agrava os conflitos agrícolas, ameaçar ainda mais a invasão de indígenas e comunidades tradicionais.

Nós, do Movimento Católico Global pelo Clima, defendemos a proteção da nossa Casa Comum e a busca de alternativas para combater as mudanças climáticas. O Papa Francisco diz na encíclica Laudato Si: “os recursos da terra estão sendo depredados também por causas de formas imediatas para entender a economia e a atividade comercial e produtiva” (LS32).

Assim, clamamos no Congresso Nacional de rejeição da MP 910/2019. Também nos dirigimos às comunidades de fé para quem se mobiliza nessa causa em defesa da casa comum e das comunidades tradicionais. Que meio em Pandemia do Coronavírus pode encontrar alternativas concretas para colocar a vida em primeiro lugar, caminhando juntos em uma sociedade mais justa, fraterna e ecológica.

https://catholicclimatemovement.global

Linhas de Atuação

Contato

Av. Floriano Peixoto,675 - Tirol Natal/RN - Brasil - 59.020-500

+ 55 84 3615 2800

sar@sarrn.org.br