ENCONTRO VIRTUAL COM AS LIDERANÇAS E PARCEIROS

O SAR REALIZOU ENCONTRO VIRTUAL DE PLANEJAMENTO COM LIDERANÇAS E PARCERIAS
 
Aconteceu na ultima quinta-feira, dia 19/11, o Encontro Virtual de Planejamento do Projeto Trienal do SAR, apoiado pela MISEREOR, instituição parceira da Cooperação Internacional que vem apoiando as ações do SAR há vários anos. Participaram lideranças representantes das 3 Regiões de atuação do SAR (Agreste Litoral Sul, Potengi, Mato Grande e Salineira) que agrega cerca de 16 municípios, além da Região Metropolitana (Natal) e organizações parceiras. Após a mística de acolhimento, sintonizado com o contexto das eleições municipais, algumas lideranças acompanhadas em suas comunidades pelo trabalho de formação exercido pelo SAR, foram chamadas a darem depoimentos sobre o momento eleitoral vivido, inclusive alguns como candidatos eleitos ou não eleitos, destacando a importância do SAR na formação politica das comunidades. Um terceiro momento foi feita a apresentação do projeto CONTROLE SOCIAL SUSTENTÁVEL E SOLIDÁRIO aprovado por MISEREOR em suas linhas de atuação e objetivos destacando-se os seguintes
 
pontos: • OBJETIVO GERAL: O desenvolvimento social, ecológico e economicamente sustentável da região está consolidado, permitindo que a população tenha condição de vida digna.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
OBJETIVO 1: Lideranças incidem nos espaços de participação e lutas pela manutenção das políticas públicas e dos direitos socioambientais.
OBJETIVO 2: Lideranças organizadas na defesa das lagoas e da bacia hidrográfica do Piquiri-Una.
OBJETIVO 3: Práticas agroecológicas e de economia popular solidária estão consolidadas.
 
• ATIVIDADES PRINCIPAIS A SEREM DESENVOLVIDAS: Algumas da atividades previstas no projeto destacam a questão da formação de novas lideranças, através de cursos e de oficinas; Mobilização para ações públicas de reivindicação de direitos políticos; Seminários e intercâmbios de análise e diagnostico sobre conjuntura politica; Realização de uma campanha para preservação da Bacia do Piquiri-Una; Desenvolvimento de estratégias com os grupos acompanhados e outros atores da sociedade civil a fim de minimizar os impactos negativos da produção de energia nas comunidades acompanhadas pelo SAR; Apoio a 21 iniciativas agrícolas na transição para a produção agroecológica; Acompanhamento das comunidades no estabelecimento de novos espaços de comercialização; Assessoria na criação de moedas sociais, Fundo de Economia Solidária e Bancos Comunitários locais, entre outras atividades. Depois da apresentação do projeto, os participantes foram motivados pela coordenação do encontro a destacarem ações dentro das linhas do projeto para complementarem as atividades. Importante frisar que entre as sugestões a que mais se destacou foi a necessidade da continuidade do trabalho de formação junto às lideranças e suas comunidades, levando em conta o Controle Social das Políticas Públicas, Meio Ambiente e Questões Hídricas, Economia Popular Solidária, Qualificação e Geração de Emprego e Renda. Ao final destacou-se também a importância da participação de todos os presentes e de outros que por dificuldades de internet não puderam participar, mas que estão em sintonia com o projeto, no sentido de gerar um “esperançar” na construção da cidadania e da vida plena. “Sonho que se sonha só pode ser pura ilusão, mas sonho que se sonha juntos é sinal de solução; Então vamos sonhar companheiros(as), sonhar ligeiro, sonhar em mutirão!”

 
 

Linhas de Atuação

Contato

Av. Floriano Peixoto,674 - Tirol Natal/RN - Brasil - 59.020-500

+ 55 84 3615 2800 | 99628-3839

sar@sarrn.org.br