CMN realiza Sessão Solene pelos 70 anos do SAR

O Serviço de Assistência Rural - SAR da Arquidiocese de Natal, completa em 2019, 70 anos de história. Dentro das comemorações foi realizada a Sessão Solene, promovida pela Câmara Municipal de Natal na noite desta terça-feira, 24 de setembro. A proposição foi da Vereadora Divaneide Basílio. Durante a Sessão, algumas pessoas que marcaram a estória da instituição, foram homenageadas.

As ações desenvolvidas ao longo desses 70 anos, se tornaram lições de aprendizado para a vida de funcionários, parceiros e beneficiados. "O maior aprendizado é perceber, que o SAR é essa escola de vida pra gente. A gente chega lá, como se não conhecesse a ação, e aos poucos a gente vai se interagindo com as lideranças" - disse, Sônia Maria, funcionária do SAR.

A estória do Serviço de Assistência Rural, fundado em 1949, se confunde com a estória da Arquidiocese de Natal. "O SAR sempre foi, desde a sua fundação, e até hoje, tem caminhado com a estória e também as suas necessidades, ou situações e problemas merecedoras de atenção e intervenção sócio-transformadora, no caso era uma própria evangelização, serviço de evangelização, de presença da Igreja junto ao homem do campo, numa linha de promoção humana, de evangelização. Então, aí se deu tantas linhas de ação do SAR, como a alfabetização pelo rádio, Escola Radiofônica, depois as ações de promoção para a própria pessoa, a organização das comunidades rurais, dos diversos programas que existiam, as campanhas que eram a cada época incrementadas, como por exemplo, do sindicalismo rural para os trabalhadores rurais, carteira de trabalho. Um grande marco foi o Projeto de Educação Política. E hoje o SAR atua dentro da perspectiva de preservação ambiental, conservação do meio ambiente, da questão hídrica, como nós vemos o problema da Bacia Hidrográfica do Piquiriuna, a lagoa de Lagoa Salgada. Enfim, hoje mais ainda dentro de uma educação para a cidadania, passando pela assistência, os conselhos paritários, fruto da Constituição de 88. Isso para mim é uma ação muito nobre, muito bonita, da educação política hoje, se colabora, claro que numa escala muito menor, mas dentro de um fortalecimento da vivência democrática, participação comunitária, e garantia da ação dos Conselhos Paritários" - disse, Dom Jaime Vieira Rocha, Arcebispo Metropolitano de Natal e Presidente do SAR.

Veja mais fotos! Clique aqui!

Linhas de Atuação

Contato

Av. Floriano Peixoto,675 - Tirol Natal/RN - Brasil - 59.020-500

+ 55 84 3615 2800

sar@sarrn.org.br