Lançamento da Campanha de Alfabetização “Sim Eu Posso”!

Foi lançada, em Natal, a Campanha de Alfabetização com o Método Cubando “Sim, Eu Posso” que pretende realizar uma campanha de alfabetização nas periferias de Natal.

O método “Sim, Eu Posso” tem sido um instrumento importante de alfabetização para jovens e adultos, assentados e acampados de Reforma Agrária em alguns estados do país, fazendo avançar a popularização do acesso à leitura e escrita no combate às desigualdades sociais e aos altos índices de analfabetismo no Brasil.

Segundo, Erivan Hilário, da Coordenação Nacional de Educação do Movimento dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais Sem Terra, até o final do ano 325 pessoas, de nove comunidades de Natal e Grande Natal, serão alfabetizadas.

Elaborado em Cuba, por meio das brigadas de alfabetização “Pátria ou Morte” e “Conrado Benítez”, O Método “Sim, eu posso!” foi uma das principais ferramentas para superação do analfabetismo naquele país, que no início da década de 1960 já declarava-se território livre do analfabetismo.

Traduzido em mais de 30 línguas estrangeiras, o método se espalhou por todo o mundo devido a sua eficácia e rapidez. Neste mesmo sentido, recentemente, Bolívia e Venezuela foram reconhecidas pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) como países que superaram o analfabetismo, utilizando o método cubano.

A campanha por alfabetização faz parte do processo de luta permanente pelo direito a educação no campo a partir da agroecologia, debate que ganha força e dinamiza a aprendizagem ao unir o modelo produtivo às relações sociais, com foco na alfabetização.

Texto: Concita Alves

Fotos: Cedidas.

Linhas de Atuação

Contato

Av. Floriano Peixoto,675 - Tirol Natal/RN - Brasil - 59.020-500

+ 55 84 3615 2800

sar@sarrn.org.br