Ir para o Facebook Siga-nos no Youtube Contato: (84) 3615-2800

Arquidiocese de Natal através do SAR e da Paróquia do Bom Jesus dos Navegantes, Realiza Romaria

A Arquidiocese de Natal, através do Serviço de Assistência Rural e Urbano-SAR e a Paróquia do Bom Jesus dos Navegantes em Touros/RN, realiza a 6ª ROMARIA DA TERRA E DAS ÁGUAS no último sábado deste mês de novembro(30/11/19).

A 6ª Romaria terá a concentração à partir das 17h, no Assentamento Chico Mendes 1 de onde os romeiros e romeiras sairão com destino ao Assentamento Lagoa de Serra Verde, tendo antes uma parada no Assentamento Arribão. Será um momento profundo de espiritualidade, na busca evangélica de unir “fé e vida”, com os pés no “chão da realidade” e o “coração em Deus”, através das orações e cânticos que revelam uma mística própria daqueles e daquelas que bebem no “poço da Palavra de Deus”, o jeito de ser seguidor, seguidora, de Jesus de Nazaré, Caminho para o Pai.

As Romarias são esse “instrumento místico” importante na Caminhada do Povo de Deus ao longo de sua história. Ela alimenta a fé e a esperança dos “pobres de Javé” como aqueles que depositam sua confiança unica e exclusivamente no Senhor. Como outrora, ela quer nos animar e nos encorajar em nossas lutas e nos
nossos sonhos. Como nos diz um canto de peregrinação, cantado no Sl 121, quando o povo de Deus subia a Jerusalém e no meio do caminho o sol ia se pondo e os temores deles se aproximavam. A Romaria é esse diálogo entre os peregrinos que se encorajam mutuamente, tendo presente não somente o momento da romaria, mas as vicissitudes da vida, seus riscos e incerteza cotidianos. É uma confissão pública e coletiva no Eterno e uma prece íntima e pessoal àquele que nos guarda de todos os caminhos e em todos os embates e combates.

Esta 6ª Romaria também se reveste e se destaca (além do caráter reflexivo sobre os elementos “Terra e Água”, tendo como pano de fundo o Sínodo da Amazônia realizado recentemente em Roma e os ensinamentos do Papa Francisco, a quem devemos obediência e amor) de uma grande AÇÃO DE GRAÇAS pelos 70 ANOS DO SERVIÇO DE ASSISTÊNCIA RURAL E URBANO-SAR .

É nesta perspectiva que queremos convidar os grupos, as pastorais, serviços, movimentos, comunidades, assentamentos e todo o Povo de Deus para este grande retiro espiritual popular. Venha se somar conosco nesta Ação de Graças. Organizem suas caravanas. Levem muita disposição para caminhar, refletir, rezar e esperançar!

Na sua sacola de romeiro(a) não esqueça sua Bíblia, seu terço… Também não esqueça sua garrafinha com água… Nessa mochila solidária leve algo também para partilhar. Vamos fazer um bonito momento de partilha para a “multiplicação dos pães e dos peixes sentados(as) na relva…

Já dispomos do livreto em PDF com os dois encontros celebrativos em preparação à Romaria que também dispomos aqui LIVRETO 6ª ROMARIA DA TERRA E DAS AGUAS e pedimos que todos se esforcem em rezar nas proximidades do dia 30 de novembro.

Solicitamos também aos grupos que fizerem estes encontros que, ao final, confeccionem num pedaço de tecido (tamanho: 50cm x 50cm), escrito, pintado, bordado ou desenhado o seu “esperançar”, que revele o compromisso do grupo ou da comunidade nas lutas em favor da vida, iluminado pela fé. Cada pedaço de tecido deve ser levado no dia 30/11 para a Romaria. Pedimos também que as costureiras, os pescadores(as), as labirinteiras, as bordadeiras presentes levem agulha e linha para montarmos na hora da mística inicial uma grande colcha de retalhos da vida que nos abrigará em certo momento da caminhada… Vai ser um momento lindo de viver!!!

Fica portanto, o convite a todos e a todas! Vamos caminhar! Em Cristo, o Senhor, todos somos romeiros e romeiras da Esperança!

Linhas de Atuação

Contato

Av. Floriano Peixoto,675 - Tirol Natal/RN - Brasil - 59.020-500

+ 55 84 3615 2800

sar@sarrn.org.br