Protagonismo Juvenil

Cooperforte e SAR, em mais uma parceria para capacitar jovens para o Mercado de Trabalho

O SAR, na última sexta-feira, dia 17 de Janeiro, recebeu a visita dos representantes da Instituição Cooperforte, com o objetivo de firmar mais uma parceria em mais um projeto. Na ocasião, os senhores Frazão e Willian, discutiram a possibilidade de juntos, Cooperforte e SAR, desenvolverem um projeto de qualificação profissional para jovens de 18 a 29 anos da comunidade de Mãe Luíza, voltado para a área de gastronomia e empreendedorismo. O projeto terá a qualificação profissional na área de gastronomia, mas também buscará capacitar e instigar os jovens para o empreendedorismo, além de criar condições para incluí-los no mundo do trabalho. Também contará com parceiros importantes como o Centro Sócio Pastoral Nossa Senhora da Conceição, Escola Senac Barreira Roxa e outros parceiros no desenvolvimento do projeto.

O Projeto Protagonismo Juvenil e Visão Empreendedora promove o Dia do Voluntariado

A segunda turma do Projeto Protagonismo Juvenil e Visão Empreendedora desenvolvido pelo Serviço de Assistência Rural e Urbano - SAR, em parceria com o Instituto Cooperforte promoveu nesta tarde de sexta-feira (25/10) o Dia do Voluntariado no CMEI Padre João Perestrelo, em Mãe Luiza- Natal/RN.

A concretização da ação teve início com a escolha da instituição, pelos jovens, após visita realizada. Em seguida realizaram campanha nas redes sociais para arrecadação de brinquedos para doação à  instituição escolhida e concluíram com a preparação e organização da ação, com a divisão das equipes para execução das atividades.

Os jovens proporcionaram as crianças um dia diferente com realização de brincadeiras, contação de histórias, pintura de rosto e desenhos, músicas, distribuição de pirulitos e pipocas.

Com a realização da ação os jovens se tornaram atores sociais e agente de transformação, contribuindo para o crescimento interior, como também o potencial transformador.

Empreender pessoas: Um desejo, um sonho realizado

O que é?  Como é?  Quem somos? São interrogações que têm proporcionado em minha trajetória de Educadora Popular o desejo constante de inventar e reinventar, técnicas, ferramentas que possam chegar na vida das pessoas e extrair o que está internalizado em seu ser.

Convido você que começa a percorrer este texto a conhecer umas vivências em que se busca trabalhar conceitos e técnicas do sistema mercadológico ao qual tenho severas críticas e aversão, por tornarem as pessoas produtos, mercadorias e retirarem destas os seus valores, seus sonhos, seus ideais vinculados à condição humana, que é ser apenas o que precisamos ser, ter apenas o que é necessário, sentir a importância de saborear uma manhã de sol, uma noite de lua, uma boa conversa na calçada, no boteco, ao redor da mesa.

Este sistema que oprime busca o ter e não oportuniza escolha; isto nos inquieta, levando-nos a construir um novo olhar. Um outro jeito de viver é um desafio diante da ausência de expectativas/alternativas, da impotência diante do que o nosso olhar consegue enxergar. Foi assim, encontrando e conhecendo, tendo oportunidade de estudar, experimentar e me provocar a achar caminhos, diante da realidade da Juventude da periferia de Natal.

Leia mais...

Linhas de Atuação

Contato

Av. Floriano Peixoto,675 - Tirol Natal/RN - Brasil - 59.020-500

+ 55 84 3615 2800

sar@sarrn.org.br