Ir para o Facebook Siga-nos no Youtube Contato: (84) 3615-2800

O SAR

O Serviço de Assistência Rural-SAR foi criado em 1949 como organismo da Arquidiocese de Natal-RN para a sua ação social, gerando condições para a implementação de várias ações do então chamado "Movimento de Natal", cujos expoentes foram alguns padres do Clero local, como Pe. Eugênio Sales, Pe. Expedito Sobral de Medeiros, Pe. Pedro Moura, Pe. Nivaldo Monte, Pe. Alair Vilar, entre outros. Junto a estes sacerdotes somaram-se vários cristãos leigos e leigas de renome, como por exemplo, o professor Ulisses de Gois, o Dr. Otto Guerra, as jovens Lourdes Miranda, Terezinha Villar, as Irmãs Religiosas Vigárias, entre tantos outros(as) que vão se somando ao longo dos tempos.

Esta ação da Igreja de Natal nasce exatamente no momento em que a Igreja Universal vai sentindo a necessidade de profundas reformas e o Espírito Santo vai “soprando onde quer”. Lembremo-nos de que em várias partes do mundo, sobretudo na Europa e já aqui na América Latina vem crescendo o Movimento da Ação Católica que forma e prepara leigos(as) para o testemunho cristão no mundo. Os leigos(as) que participam e dão corpo ao chamado “Movimento de Natal” fazem parte desta “escola”. E a Igreja de Natal, mais tarde, vivendo esta experiência que se soma ao espírito do Concílio Vaticano II (década de 60 - Séc. XX) e pós Concílio, torna-se palco para visita de organizações nacionais e internacionais que “querem entender esta Igreja viva” e comprometida com o serviço da caridade em sua ação sócio político transformadora.

Deste modo, o SAR, ao longo deste período de quase 70 anos, inspirado por uma Igreja comprometida com as bases populares, tem desenvolvido assim um conjunto de ações de caráter complementar e libertador, diante de graves desafios sociais. A impossibilidade de ficar em diversas frentes fez com que o SAR priorizasse algumas áreas de atuação ao longo da sua história, tais como, Educação e Assistência Social. Deste modo, desenvolveu programas incentivando o cooperativismo, a educação sanitária e alimentar, a luta pelo desenvolvimento econômico que pudesse alavancar mudanças reais na vida do povo. São muitas as ações na linha da formação de base, educação política e para a cidadania, geração de emprego e renda e economia solidária, organização dos trabalhadores(as) na luta pela posse e permanência na terra e defesa dos territórios tradicionais e nos últimos anos acompanha e colabora com a formação de conselheiros das Políticas Sociais Públicas e Lideranças Comunitárias na luta pelo controle social.

Linhas de Atuação

Contato

Av. Floriano Peixoto,675 - Tirol Natal/RN - Brasil - 59.020-500

+ 55 84 3615 2800

sar@sarrn.org.br